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LINHA DE PESQUISA 1
GPATMCPSI - GRUPO DE PESQUISA ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E CONEXÕES DA PSICANÁLISE
Discussão e definição dos critérios metodológicos concernentes à produção do conhecimento na psicanálise e nas conexões com outros campos da produção acadêmico-científica, a partir da análise de conceitos pertinentes à especificidade da construção conceitual psicanalítica e suas interconexões com saberes como a Psicologia, a Psiquiatria, a Medicina, a Arte, a Filosofia, A Matemática, a Linguística e outros subtemas, considerando a teoria e a metodologia psicanalíticas como lugares privilegiados para a construção do saber.
LINHA DE PESQUISA 2
GPPSIED – GRUPO DE PESQUISA EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
A partir de investigações teóricas e práticas, tem a proposta de investigar processos e discussões articulando a abordagem psicanalítica ao estudo dos temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem em suas mais variadas vertentes, pelo olhar das dimensões cognitiva e afetiva do psiquismo, e como são influenciadas pelos ambientes escolares e não escolares de aprendizagem.
O GPPSIED – Grupo de Pesquisa em Psicanálise e Educação é formado por pesquisadores e estudantes com interesse na investigação transdisciplinar da relação entre psicanálise e educação.
LINHA DE PESQUISA 3
GPPSIIP - GRUPO DE PESQUISA PSICANÁLISE COM INFANTES E PÚBERES
Propõe a investigação de aspectos relevantes da infância e da puberdade na contemporaneidade, destacando os aspectos socioculturais que concorrem para a construção da subjetividade da criança e do adolescente a partir da abordagem psicanalítica, tendo em consideração as questões do desenvolvimento e a transição da adolescência para a vida adulta e a criação e formação dos laços sociais.
LINHA DE PESQUISA 4
GPPSISG - GRUPO DE PESQUISA PSICANÁLISE, SEXO E GÊNERO
Trata da busca da compreensão de novas possibilidades de subjetivação e construção identitária de gênero e a decorrente necessidade de se debruçar sobre os pressupostos psicanalíticos associados a tais construções, como a função da castração na orientação de escolha sexual, e o papel do binômio falo/castração para a compreensão da subjetividade associada ao sexo nos âmbitos do real, do imaginário e do simbólico.
Textos Base: FREUD, S. (1905) Três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
O complexo começa a se manifestar quando o menino inicia de forma exagerada a preferência pela mãe. O menino passa a desejar que a mãe exista somente para ele, torna-se ciumento em relação ao pai e faz tudo para eliminá-lo de sua convivência com a mãe. Ao mesmo tempo, ou posteriormente, sente-se culpado de uma falta grave, experimenta remorsos em relação ao pai. A mesma coisa acontece com a menina: ela passa a desejar o pai e a repelir a mãe. Nesse caso o nome que se dá ao complexo é o de Complexo de Electra (FREUD, vol. VII, 1996).