Documento adaptado e elaborado a partir das Competências Gerais descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC- 2018) e texto “Recomendações aos médicos que exercem a Psicanálise” in: FREUD (1912).
Competências gerais do Psicanalista.
Competência 01 - Conhecimento
Valorizar e utilizar os conhecimentos psicanalíticos sobre o aparelho psíquico para entender e explicar a realidade psíquica de um indivíduo ou grupo, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade.
- Domínio Conceitual: Dominar os principais conceitos psicanalíticos (determinismo psíquico, inconsciente, complexo de édipo, narcisismo, transferência, contratransferência, livre associação de ideias...) demonstrando clareza em suas relações e objeções.
- Evolução da Ciência e Método: Compreender a evolução da ciência e método psicanalítico diferenciando seus estágios (ortodoxo, clássico e contemporâneo).
- Interconexões: Conhecer e reconhecer outras abordagens terapêuticas com respeito e abertura.
- Responsabilizar-se pelo próprio aprendizado: Elaborar planos de estudo adequados a forma como você aprende a fim de ampliar seu repertório cultural e científico.
- Princípios básicos da Psicopatologia e Psicofarmacologia: Dominar os princípios básicos da Psicopatologia e Psicofarmacologia a fim de perceber/identificar casos em que se faça necessário uma intervenção medicamentosa a fim de encaminhar o analisando ao profissional Psiquiatra.
- Primeiros Socorros Psicológicos (PSP): Conhecer e saber aplicar os Primeiros Socorros Psicológicos.
- Atualizar-se constantemente: Estar informado sobre os acontecimentos na economia, política e sociedade local e global é fator importante para reforçar o laço terapêutico com o analisando gerando maior credibilidade e eficácia do processo analítico. Necessário demonstrar motivação, abertura e capacidade de aprender em diferentes contextos e ao longo de sua carreira assumir a responsabilidade por sua formação e atuação.
- Reter e armazenar informações: Elaborar formas eficazes para que sua memória retenha e armazene informações relevantes de seus analisandos, para isso, o analista pode valer-se de anotações precisas e organizadas.
- Busca, análise e curadoria de informações e conhecimentos: Desenvolve estratégias de busca e curadoria para acessar informações e conhecimentos, recorrendo sempre as obras originais de Sigmund Freud e também a uma ampla variedade de obras de teor psicanalítico, considerando a natureza e o escopo do problema a ser resolvido.
- Competência 02 – Pensamento científico, crítico e criativo aplicado no setting analítico.
Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar o método psicanalítico com criticidade e criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
- Identificar necessidades: Exercício de selecionar e caracterizar os sujeitos, traumas, desejos, eventos, fatos, crenças e necessidades do analisando percebendo em seu relato o que é significativo e o que é supérfluo.
- Escolha de estratégias e ferramentas de condução do processo analítico: Demonstrar capacidade de escolher estratégias de condução adequadas, definindo necessidades, formulando metas, utilizando diferentes formas e ferramentas de trabalho para avanço do analisando em sua jornada terapêutica.
- Investigação: Criação de planos de investigação para pesquisar uma questão e solucionar um problema.
- Formulação de perguntas: Formulação de perguntas para garantir base sólida para a investigação.
- Experimentação: Testagem, combinação, modificação e geração de ideias para atingir objetivos e resolver problemas. Fazer conexões claras e adequadas entre ideias/crenças mais amplas, a partir de diferentes caminhos.
- Comparar: Resume-se na habilidade de estabelecer relações entre os eventos do passado remoto e passado recente do analisando. Necessário perceber e evidenciar as continuidades e rupturas.
- Contextualizar: Possibilitar que o analisando perceba de maneira autônoma os acontecimentos e processos atuais e recorrentes em sua vida.
- Discernir: Diferenciar o conteúdo próprio do conteúdo alheio, a fim de conduzir/neutralizar sua transferência e contratransferência.
- Interpretar: De posse de um grupo significativo de informações, aos poucos o analista iniciará o processo de interpretação resguardando a conotação investigativa, sem se abater caso alguma interpretação esteja em desacordo, e avança na criação um fluxo eficiente para (re)organizar um novo padrão de crenças ou estrutura de pensamento baseado nas preferências e possibilidades do analisando, entregando a ele apenas indícios para que ele chegue sozinho em sua própria resposta, identificando informações falsas, falhas de raciocínio e diferenças de pontos de vista.
- Interpretar Sonhos: Interpretação do conteúdo psíquico e informações fornecidas baseadas na lógica do analisando, diferenciando conteúdo manifesto e conteúdo latente, respeitando o universo mental do analisando.
- Formular hipóteses. Explicação da relação entre variáveis, sustentação de raciocínio com intuição, observação, modelo ou teoria.
- Auxiliar na solução de conflitos: Questionamento e modificação de ideias existentes e criação de soluções inovadoras por parte do analisando.
- Empoderamento alheio: Auxilia e conduz o analisando a experimentação de opções para avaliar os riscos e incertezas afim de colocar ideias em prática, fomentar no analisando a necessidade de abraçar e lidar com as incertezas para colocar ideias em prática.
- Avaliar o processo analítico: Avalia o processo e os resultados terapêuticos alcançados individualmente e/ou em cooperação com outros profissionais/supervisor/analisando.
- Competência 03 - Repertório cultural e respeito a diversidade.
Valorizar e respeitar a diversidade expressa no modo de ser/agir/reagir/pensar/escolher baseados em conglomerados de crenças/comportamentos fundamentados na etnia, religiosidade, cultura local (nascimento), sexualidade, condição social, valores familiares, etc., para assimilar e trabalhar com as demandas específicas de cada analisando.
3.1. Traquejo multicultural: Senso de identidade individual e cultural, de forma a manter a curiosidade, abertura e acolhimento a diferentes culturas e visões de mundo.
3.2. Respeito irrestrito à diversidade cultural: Postura de não julgamento baseado na compreensão da importância e valorização do indivíduo, acolhimento irrestrito, voluntário e gratuito.
3.3. Compreensão da lógica individual na construção da identidade: Identificação e esclarecimento dos significados de crenças (étnicas, religiosas, familiares, grupais) e da influência da cultura na formação das escolhas individuais do analisando na construção de sua identidade.
3.4. Expansão da identidade individual: Expande a consciência sobre sua própria identidade e cultura, reconhecendo os desafios e benefícios de se viver e trabalhar em sociedades culturalmente diversas.
- Competência 04 – Comunicação
Utilizar diferentes linguagens para expressar-se de maneira assertiva a fim de produzir significações e novas perspectivas do analisando sobre ele mesmo ou um determinado problema.
- Escuta e atenção uniformemente flutuante: Compreensão e processamento do que é dito pelo analisando com atenção, interesse, abertura, ponderação e respeito. o analista deve escutar de forma homogênea tudo aquilo que o paciente diz, por mais simples e desconexo que pareça ser, e evitar fixar sua atenção em certos conteúdos, privilegiando-os em detrimento de outros. Por isso, a metáfora aquática utilizada por Freud é bastante precisa. “A atenção do analista deve flutuar pelos significantes que o paciente enuncia, como um barco que perdeu o leme, evitando tomar algum fragmento do discurso como cais”.
- Devolutiva consistente e profissional: Expressão de interpretações com clareza demandando o retorno e garantia de que a mensagem foi compreendida pelo analisando, utilizar linguagem coloquial com fragmentos de linguagem técnica, tom de voz sereno que expresse confiança, sempre de forma respeitosa.
- Apropriação e correta utilização de metáforas e metonímias: Para que a comunicação seja fluida, entre analista e analisando, o analista deve se apropriar dos símbolos e significados utilizados pelo analisando para ilustrar sua realidade psíquica a fim de “sincronizar” a linguagem utilizada neste circuito, tendo o cuidado de transitar adequadamente entre estes significados e fazer devolutivas adequadas as metáforas e metonímias utilizadas pelo analisando.
- Comunicação e exposição em mídias sociais: Apresentar-se de forma integra e profissional a fim de fomentar no analisando e potenciais clientes a percepção de uma conduta e postura respeitosa e demonstrar neutralidade em assuntos polêmicos.
- Autopromover-se: Utilizar estratégias de Marketing pessoal para divulgar seus serviços, ministrando palestras, workshops e etc., aplicar marketing pessoal em contextos diversos.
- Competência 05 - Ética, responsabilidade e cidadania.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação para tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários respeitando o desejo individual do analisando.
5.1. Defender direitos e incorporar responsabilidades: Posicionamento sólido em relação a defesa de direitos e responsabilidades em contextos locais e globais, extrapolando interesses individuais e considerando o bem comum.
5.2. Tomar decisões assertivas: Tomada de decisão de forma consciente, colaborativa e responsável, ponderando as consequências dos fatores objetivos e subjetivos na tomada de decisão, com avaliação de consequências de suas ações e das ações de terceiros.
5.3. Posicionar-se eticamente: Reconhecimento e ponderação de valores conflitantes e dilemas éticos antes de se posicionar e tomar decisões. Apresentar conduta irrepreensível no que tange a postura, vestimenta, utilizar-se de um vocabulário respeitável e sob nenhuma hipótese envolver-se intimamente com seus analisandos.
5.4. Solucionar problemas ambíguos e complexos: Interesse e disposição para lidar com problemas do mundo real que demandam novas abordagens ou soluções.
- Competência 06 – Autoconhecimento e autocuidado
Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana, para cuidar de sua saúde emocional, reconhecendo seus conteúdos e conduzir sua transferência e contratransferência de forma profissional, com autocrítica e eficácia.
6.1. Adquirir e manter elevada Autoconsciência: Consciência coerente e integrada sobre si mesmo e sobre sua identidade, conhecer suas angústias, traumas e pulsões por meio de sua análise pessoal, ter clareza de que suas perspectivas e valores influenciam em sua tomada de decisão, manejando sempre sua transferência e contratransferência de forma profissional.
6.2. Adquirir e manter elevada Autoestima: Compreensão e desenvolvimento de pontos fortes e fragilidades de maneira consciente, respeitosa, assertiva e constante direcionamento de suas potencialidades para alcançar realizações presentes e futuras.
6.3. Adquirir e manter Autoconfiança: Utilização de seus conhecimentos, habilidades e atitudes com confiança e coragem para aprimorar estratégias e vencer desafios presentes e futuros.
6.4. Adquirir e manter Equilíbrio emocional: Reconhecimento de emoções e sentimentos, bem como da influência que pessoas e situações exercem sobre você, mantendo sempre o equilíbrio em situações emocionalmente desafiadoras.
6.5. Adquirir e manter Saúde na esfera física/biológica: Capacidade de lidar com mudanças relativas à sua fisiologia, avaliar e minimizar os riscos relativos à saúde e adequada incorporação de estratégias para garantir bem-estar e qualidade de vida.
6.6. Adquirir e manter a confiança alheia: Transmitir confiança a todos que convivem com você, é necessário desenvolver/ampliar uma postura adequada, firmeza na fala com comportamentos e atitudes coerentes.
Referências:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Vol. XII – Recomendações aos Médicos que exercem a Psicanálise (1912).