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Linhas de pesquisa, artigos e notícias sobre Psicanálise.

Competências gerais do Psicanalista.

Documento adaptado e elaborado a partir das Competências Gerais descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC- 2018) e texto “Recomendações aos médicos que exercem a Psicanálise” in: FREUD (1912).

 

Competências gerais do Psicanalista.

 

Competência 01 - Conhecimento

 

Valorizar e utilizar os conhecimentos psicanalíticos sobre o aparelho psíquico para entender e explicar a realidade psíquica de um indivíduo ou grupo, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade.

 

  • Domínio Conceitual: Dominar os principais conceitos psicanalíticos (determinismo psíquico, inconsciente, complexo de édipo, narcisismo, transferência, contratransferência, livre associação de ideias...) demonstrando clareza em suas relações e objeções.

 

  • Evolução da Ciência e Método: Compreender a evolução da ciência e método psicanalítico diferenciando seus estágios (ortodoxo, clássico e contemporâneo).

 

 

  • Interconexões: Conhecer e reconhecer outras abordagens terapêuticas com respeito e abertura.
  • Responsabilizar-se pelo próprio aprendizado: Elaborar planos de estudo adequados a forma como você aprende a fim de ampliar seu repertório cultural e científico.

 

  • Princípios básicos da Psicopatologia e Psicofarmacologia: Dominar os princípios básicos da Psicopatologia e Psicofarmacologia a fim de perceber/identificar casos em que se faça necessário uma intervenção medicamentosa a fim de encaminhar o analisando ao profissional Psiquiatra.

 

  • Primeiros Socorros Psicológicos (PSP): Conhecer e saber aplicar os Primeiros Socorros Psicológicos. 

 

  •  Atualizar-se constantemente: Estar informado sobre os acontecimentos na economia, política e sociedade local e global é fator importante para reforçar o laço terapêutico com o analisando gerando maior credibilidade e eficácia do processo analítico. Necessário demonstrar motivação, abertura e capacidade de aprender em diferentes contextos e ao longo de sua carreira assumir a responsabilidade por sua formação e atuação.

 

  • Reter e armazenar informações: Elaborar formas eficazes para que sua memória retenha e armazene informações relevantes de seus analisandos, para isso, o analista pode valer-se de anotações precisas e organizadas.

 

  • Busca, análise e curadoria de informações e conhecimentos: Desenvolve estratégias de busca e curadoria para acessar informações e conhecimentos, recorrendo sempre as obras originais de Sigmund Freud e também a uma ampla variedade de obras de teor psicanalítico, considerando a natureza e o escopo do problema a ser resolvido.

 

 

 

 

  • Competência 02 – Pensamento científico, crítico e criativo aplicado no setting analítico.

 

Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar o método psicanalítico com criticidade e criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.

 

  • Identificar necessidades: Exercício de selecionar e caracterizar os sujeitos, traumas, desejos, eventos, fatos, crenças e necessidades do analisando percebendo em seu relato o que é significativo e o que é supérfluo. 

 

  •  Escolha de estratégias e ferramentas de condução do processo analítico: Demonstrar capacidade de escolher estratégias de condução adequadas, definindo necessidades, formulando metas, utilizando diferentes formas e ferramentas de trabalho para avanço do analisando em sua jornada terapêutica.

 

  • Investigação:  Criação de planos de investigação para pesquisar uma questão e solucionar um problema.

 

  • Formulação de perguntas: Formulação de perguntas para garantir base sólida para a investigação.

 

  • Experimentação:  Testagem, combinação, modificação e geração de ideias para atingir objetivos e resolver problemas. Fazer conexões claras e adequadas entre ideias/crenças mais amplas, a partir de diferentes caminhos.

 

  •  Comparar: Resume-se na habilidade de estabelecer relações entre os eventos do passado remoto e passado recente do analisando. Necessário perceber e evidenciar as continuidades e rupturas.

 

  •  Contextualizar: Possibilitar que o analisando perceba de maneira autônoma os acontecimentos e processos atuais e recorrentes em sua vida.

 

  • Discernir: Diferenciar o conteúdo próprio do conteúdo alheio, a fim de conduzir/neutralizar sua transferência e contratransferência.

 

  •  Interpretar: De posse de um grupo significativo de informações, aos poucos o analista iniciará o processo de interpretação resguardando a conotação investigativa, sem se abater caso alguma interpretação esteja em desacordo, e avança na criação um fluxo eficiente para (re)organizar um novo padrão de crenças ou estrutura de pensamento baseado nas preferências e possibilidades do analisando, entregando a ele apenas indícios para que ele chegue sozinho em sua própria resposta, identificando informações falsas, falhas de raciocínio e diferenças de pontos de vista.

 

  • Interpretar Sonhos:  Interpretação do conteúdo psíquico e informações fornecidas baseadas na lógica do analisando, diferenciando conteúdo manifesto e conteúdo latente, respeitando o universo mental do analisando.

 

  •  Formular hipóteses. Explicação da relação entre variáveis, sustentação de raciocínio com intuição, observação, modelo ou teoria.

 

  • Auxiliar na solução de conflitos: Questionamento e modificação de ideias existentes e criação de soluções inovadoras por parte do analisando.

 

  •  Empoderamento alheio: Auxilia e conduz o analisando a experimentação de opções para avaliar os riscos e incertezas afim de colocar ideias em prática, fomentar no analisando a necessidade de abraçar e lidar com as incertezas para colocar ideias em prática.

 

  •  Avaliar o processo analítico: Avalia o processo e os resultados terapêuticos alcançados individualmente e/ou em cooperação com outros profissionais/supervisor/analisando.

 

  • Competência 03 - Repertório cultural e respeito a diversidade.

 

Valorizar e respeitar a diversidade expressa no modo de ser/agir/reagir/pensar/escolher baseados em conglomerados de crenças/comportamentos fundamentados na etnia, religiosidade, cultura local (nascimento), sexualidade, condição social, valores familiares, etc., para assimilar e trabalhar com as demandas específicas de cada analisando.

 

3.1.     Traquejo multicultural: Senso de identidade individual e cultural, de forma a manter a curiosidade, abertura e acolhimento a diferentes culturas e visões de mundo.

 

3.2.     Respeito irrestrito à diversidade cultural: Postura de não julgamento baseado na compreensão da importância e valorização do indivíduo, acolhimento irrestrito, voluntário e gratuito.

 

3.3.     Compreensão da lógica individual na construção da identidade: Identificação e esclarecimento dos significados de crenças (étnicas, religiosas, familiares, grupais) e da influência da cultura na formação das escolhas individuais do analisando na construção de sua identidade.

 

3.4.     Expansão da identidade individual: Expande a consciência sobre sua própria identidade e cultura, reconhecendo os desafios e benefícios de se viver e trabalhar em sociedades culturalmente diversas.

 

  • Competência 04 – Comunicação

 

Utilizar diferentes linguagens para expressar-se de maneira assertiva a fim de produzir significações e novas perspectivas do analisando sobre ele mesmo ou um determinado problema.

 

  • Escuta e atenção uniformemente flutuante: Compreensão e processamento do que é dito pelo analisando com atenção, interesse, abertura, ponderação e respeito. o analista deve escutar de forma homogênea tudo aquilo que o paciente diz, por mais simples e desconexo que pareça ser, e evitar fixar sua atenção em certos conteúdos, privilegiando-os em detrimento de outros. Por isso, a metáfora aquática utilizada por Freud é bastante precisa.  “A atenção do analista deve flutuar pelos significantes que o paciente enuncia, como um barco que perdeu o leme, evitando tomar algum fragmento do discurso como cais”.

 

  • Devolutiva consistente e profissional: Expressão de interpretações com clareza demandando o retorno e garantia de que a mensagem foi compreendida pelo analisando, utilizar linguagem coloquial com fragmentos de linguagem técnica, tom de voz sereno que expresse confiança, sempre de forma respeitosa.

 

  • Apropriação e correta utilização de metáforas e metonímias: Para que a comunicação seja fluida, entre analista e analisando, o analista deve se apropriar dos símbolos e significados utilizados pelo analisando para ilustrar sua realidade psíquica a fim de “sincronizar” a linguagem utilizada neste circuito, tendo o cuidado de transitar adequadamente entre estes significados e fazer devolutivas adequadas as metáforas e metonímias utilizadas pelo analisando.

 

  • Comunicação e exposição em mídias sociais: Apresentar-se de forma integra e profissional a fim de fomentar no analisando e potenciais clientes a percepção de uma conduta e postura respeitosa e demonstrar neutralidade em assuntos polêmicos.
  • Autopromover-se: Utilizar estratégias de Marketing pessoal para divulgar seus serviços, ministrando palestras, workshops e etc., aplicar marketing pessoal em contextos diversos.

 

  • Competência 05 - Ética, responsabilidade e cidadania.

 

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação para tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários respeitando o desejo individual do analisando.

 

5.1.     Defender direitos e incorporar responsabilidades: Posicionamento sólido em relação a defesa de direitos e responsabilidades em contextos locais e globais, extrapolando interesses individuais e considerando o bem comum.

 

5.2.     Tomar decisões assertivas: Tomada de decisão de forma consciente, colaborativa e responsável, ponderando as consequências dos fatores objetivos e subjetivos na tomada de decisão, com avaliação de consequências de suas ações e das ações de terceiros.

 

5.3.     Posicionar-se eticamente: Reconhecimento e ponderação de valores conflitantes e dilemas éticos antes de se posicionar e tomar decisões. Apresentar conduta irrepreensível no que tange a postura, vestimenta, utilizar-se de um vocabulário respeitável e sob nenhuma hipótese envolver-se intimamente com seus analisandos.

 

5.4.     Solucionar problemas ambíguos e complexos: Interesse e disposição para lidar com problemas do mundo real que demandam novas abordagens ou soluções.

 

  • Competência 06 – Autoconhecimento e autocuidado

 

Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana, para cuidar de sua saúde emocional, reconhecendo seus conteúdos e conduzir sua transferência e contratransferência de forma profissional, com autocrítica e eficácia.

 

6.1.     Adquirir e manter elevada Autoconsciência: Consciência coerente e integrada sobre si mesmo e sobre sua identidade, conhecer suas angústias, traumas e pulsões por meio de sua análise pessoal, ter clareza de que suas perspectivas e valores influenciam em sua tomada de decisão, manejando sempre sua transferência e contratransferência de forma profissional.

 

6.2.     Adquirir e manter elevada Autoestima: Compreensão e desenvolvimento de pontos fortes e fragilidades de maneira consciente, respeitosa, assertiva e constante direcionamento de suas potencialidades para alcançar realizações presentes e futuras.

 

6.3.     Adquirir e manter Autoconfiança: Utilização de seus conhecimentos, habilidades e atitudes com confiança e coragem para aprimorar estratégias e vencer desafios presentes e futuros.

 

6.4.     Adquirir e manter Equilíbrio emocional: Reconhecimento de emoções e sentimentos, bem como da influência que pessoas e situações exercem sobre você, mantendo sempre o equilíbrio em situações emocionalmente desafiadoras.

 

6.5.     Adquirir e manter Saúde na esfera física/biológica: Capacidade de lidar com mudanças relativas à sua fisiologia, avaliar e minimizar os riscos relativos à saúde e adequada incorporação de estratégias para garantir bem-estar e qualidade de vida.

 

6.6.     Adquirir e manter a confiança alheia: Transmitir confiança a todos que convivem com você, é necessário desenvolver/ampliar uma postura adequada, firmeza na fala com comportamentos e atitudes coerentes.

 

 

Referências:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Vol. XII – Recomendações aos Médicos que exercem a Psicanálise (1912).

 

 

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