Abrir Menu
LINHA DE PESQUISA 1
GPATMCPSI - GRUPO DE PESQUISA ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E CONEXÕES DA PSICANÁLISE
Discussão e definição dos critérios metodológicos concernentes à produção do conhecimento na psicanálise e nas conexões com outros campos da produção acadêmico-científica, a partir da análise de conceitos pertinentes à especificidade da construção conceitual psicanalítica e suas interconexões com saberes como a Psicologia, a Psiquiatria, a Medicina, a Arte, a Filosofia, A Matemática, a Linguística e outros subtemas, considerando a teoria e a metodologia psicanalíticas como lugares privilegiados para a construção do saber.
LINHA DE PESQUISA 2
GPPSIED – GRUPO DE PESQUISA EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
A partir de investigações teóricas e práticas, tem a proposta de investigar processos e discussões articulando a abordagem psicanalítica ao estudo dos temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem em suas mais variadas vertentes, pelo olhar das dimensões cognitiva e afetiva do psiquismo, e como são influenciadas pelos ambientes escolares e não escolares de aprendizagem.
O GPPSIED – Grupo de Pesquisa em Psicanálise e Educação é formado por pesquisadores e estudantes com interesse na investigação transdisciplinar da relação entre psicanálise e educação.
LINHA DE PESQUISA 3
GPPSIIP - GRUPO DE PESQUISA PSICANÁLISE COM INFANTES E PÚBERES
Propõe a investigação de aspectos relevantes da infância e da puberdade na contemporaneidade, destacando os aspectos socioculturais que concorrem para a construção da subjetividade da criança e do adolescente a partir da abordagem psicanalítica, tendo em consideração as questões do desenvolvimento e a transição da adolescência para a vida adulta e a criação e formação dos laços sociais.
LINHA DE PESQUISA 4
GPPSISG - GRUPO DE PESQUISA PSICANÁLISE, SEXO E GÊNERO
Trata da busca da compreensão de novas possibilidades de subjetivação e construção identitária de gênero e a decorrente necessidade de se debruçar sobre os pressupostos psicanalíticos associados a tais construções, como a função da castração na orientação de escolha sexual, e o papel do binômio falo/castração para a compreensão da subjetividade associada ao sexo nos âmbitos do real, do imaginário e do simbólico.
O livro “Subjetivação e Processos de Identificação. Sujeitos e línguas em práticas discursivas – inflexões no ensino”, publicado pela Editora Pontes, em 2016, investe na compreensão do modo de produção de conhecimento sobre a relação entre subjetivação e as línguas na interface com o discurso.
Na busca de reconhecer e compreender o chão que pisamos, o território que ajudamos a moldar e a identidade que ajudamos a construir, o “olhar para fora” se torna um dispositivo que contribui para a promoção da educação integral e para a inclusão de crianças e adolescentes.
Documento adaptado e elaborado a partir das Competências Gerais descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC- 2018) e texto “Recomendações aos médicos que exercem a Psicanálise” in: FREUD (1912).
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE UM CLIMA ORGANIZACIONAL EMOCIONALMENTE SAUDÁVEL AOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Angústia em Heidegger, Saramago e Graciliano Ramos Heidegger
"Há alguma coisa que se repete na sua vida, que é sempre a mesma, essa é a sua verdade..." Jacques Lacan
A Psicanálise é um método terapêutico criado por Sigmund Freud no início do século XX...
Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre o pânico e como é possível tratá-lo.
“A Análise pessoal apresenta-se muito eficaz ao Transtorno de Pânico se for conciliado com a medicação adequada”
É necessário ser Médico ou Psicólogo? Qual a área de atuação? Qual é a rotina?
Estas são perguntas muito frequentes, este artigo visa esclarecer os principais pontos da atuação e rotina de um Psicanalista.
No começo da jornada, é comum que a maioria das pessoas alimentem a esperança de vivenciar um futuro grandioso. Talvez pela habilidade infantil de fantasiar cenários e estórias mirabolantes, alimentamos dentro de nós a vontade de fazer algo notório, mas fato é que também grande parte dessa maioria, finda suas forças sem atingir este patamar.
É possível evitar a falência financeira e emocional?
“Sopre suas cinzas, recolha os próprios fragmentos e recomece, quantas vezes forem necessárias para cumprir sua missão.”
Antonio Santos